sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Problemas na Adaptação de Personagens no Blender

No post anterior, falei que peguei um personagem pronto lá do Blend Swap e modifiquei para criar outro, mas que poderiam acontecer problemas nas shape keys do rosto. Não deu outra. Os problemas realmente aconteceram, mas a verdade é que mesmo assim, eu ainda consigo utilizar muita coisa das expressões faciais do boneco novo. Vejam como ficou o personagem adaptado.


Praticamente todos os movimentos estão 100% iguais ao original, mas em algumas situações do rosto, erros acontecem. Por que acontecem?

As shape keys são criadas com a edição do mesh. Existe a forma base do rosto e aí você deforma o rosto editando-o e associa essa deformação a uma shape key. Quando editei o rosto, puxei para o lado, para frente e tudo mais, as shape keys ainda estão associadas à forma como o rosto era antes de ser modificado. Então, quando uso a deformação nos pontos onde alterei e onde essas shape keys existem, a tedência da deformação é voltar o mesh do rosto ao formato anterior e não se adapta a este formato novo. Abaixo, veja o que aconteceu quando usei várias deformações da parte do rosto onde eu mais mexi.


Reparem na parte funda do rosto, abaixo das bochechas. Acontece isso porque o rosto original era mais fino, por isso a deformação aplicada faz o rosto voltar a ser fino justamente naquele ponto. Esse defeito extremos só acontece quando uso as shape keys no máximo, se eu usar pouca deformação, não dá nem para perceber.

Para a minha animação, o mais provável é que eu nem use a maioria desses recursos. Se for usar, vou ter que refazer algumas shape keys, mas é bem melhor do que fazer tudo.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails