domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dicas Sobre Fonemas no Blender

Estou dando sequência ao meu projeto. Terminei de fazer os drivers e os associei às shape keys. Tudo funcionando. Chegou a hora de fazer as poses para os fonemas.

Segui o tutorial do Blender Cookie e não gostei. O tutorial ensina bem, mas os fonemas indicados por eles são para o inglês. Até funcionam para português, mas fica incompleto e você gasta muito tempo pensando qual pose usar.

Logo percebi que vale a pena pensar em fonemas em português. Assim você não precisa pensar muito, não precisa adaptar. Outra cosia que notei: é melhor ter um grupo de pelo menos 14 fonemas. Mesmo que alguns se pareçam.

Aí vão alguns fonemas importantes. Ah, Oh, Uh, Eh (Ih), Efe (Ve), Co (Cu), Gi (Ge), Ka (Que), Mmm (início de Pe e Be) , Te, Nha, Xí, Lá. Acho que com essas poses você resolve praticamente todos os seus problemas.

Algumas vezes acontece de duas sílabas utilizarem uma posição de boca parecida. Se você só tem uma pose para os dois fonemas a animação fica prejudicada. Se você fizer poses demais, gastará muito tempo procurando por elas na hora de animar.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails