sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Animação - Vuvu Killa e as Trombetas de Jericó

Vuvu Killa era um cara tranquilo, até que foi provocado por um torcedor maluco com uma vuvuzela. Daquele dia em diante, tudo mudou. Foi neste dia que ele começou a entender seus super poderes em momentos de irritação.

Dessa vez Vuvu Killa, também conhecido por alguns como Pimenta, aprovado em concurso público, decidiu protestar por melhores salários. Seu chefe supremo nunca deu bola para as reclamações e foi aí que ele se lembrou da Vuvuzela. Vejam o que acontece.


Falando sério agora. Essa animação me deu muito trabalho. Foram 2 meses e meio de trabalho em horários livres para terminar. Tive que aprender muita coisa para fazer tudo o que eu queria e ficou bem próximo da minha expectativa. Ainda preciso melhorar bastante, mas fiquei satisfeito.

Para quem é Blender Maníaco, usei Explode Modifier com Particles para quebrar o vidro e para explodir as cabeças. Quando o vidro bate no chão, tem um Colision modifier ativado. Tentei usar fluído para fazer o sangue explodindo, mas não consegui. Tive que criar varias bolas dentro das cabeças para simular o sangue. O que aparece no chão também não é fluído, é simplesmente um plano vermelho que sobe de baixo para cima.

A iluminação ficou forte demais, mas essa era a menor das minhas preocupações. Ví vários tutoriais do Blender Cookie para fazer tudo. Usei o "Walk Along The Path" para fazer o Vuvu Killa entrar na área atrás das grades sem ter que animar cada passo. "Animating a Character Picking Up an Object" para ele pegar a corneta do chão. Se fosse diferente, teria que fazer duas cenas. Uma até chegar com a mão na corneta e a outra depois que ele pegasse. Na segunda parte eu teria que colocar um osso da mão como pai da corneta. As grades eu deveria ter usado Array Modifier, mas não conhecia, então criei tudo na mão. Agora eu já sei como usar porque tentei usar no exército.

Mas o mais legal, foda de fazer, foi o exército de Vuvu Killas, usei Boide Particles. Levei dois dias pesquisando só para saber o que eu deveria usar. Achei um video de demonstração no You Tube, mas o autor era um cara bom d+ para dar alguma dica. Para variar, localizei o tutorial "Intro to Boids Particles" no Blender Cookie. E não acha que foi fácil, porque não foi, mesmo com o tutorial. Penei e muito. Sem contar que a minha maquina, uma core i7 com 8 giga de RAM e placa de Vídeo ATI de 1G de ram, parecia uma tartaruga quando usei esse recurso.

O que eu sempre falo para as pessoas que querem apender é: a melhor forma de aprender é tendo um objetivo. E aprendi muita coisa com essa animação. No próximo desafio espero fazer uma ótima iluminação, um personagem novo, de proporções humanas e com um rig decente.

Até mais e obrigado por visitarem o blog.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails