terça-feira, 6 de abril de 2010

Trakinas no Blender

Esse post não é para ilustar nada difícil de fazer, mas para falar um pouquinho de Bezier Curves.


Eu havia parado um pouco meus estudos no Blender para fazer os bonecos e as animações de Fórmula 1. Isso deixou uma deficiência nas minhas habilidades. Embora eu consiga fazer um monte de coisas, não sabia usar as Curvas Bezier, que são fantásticas para modelagem de algumas coisas. Um dia desses eu precisei, e não sabia. Então percebi que era hora de voltar a estudar.

Eu seguei um simples tutorial do Blender Wikibook e fiz essa cara Trakinas que vocês podem ver na imagem. Leva 30 segundos para fazer isso, mais o tempo de 2 minutos que eu gastei para ler o tutorial.

Fazer isso através de um mesh normal ia dar um trabalho bem maior (nada absurdo, mas seria maior). Já começa que eu ia ter que aplicar dois modificadores subsurf e bevel, ou fazer uma manha para simular o efeito de bevel. Se você usar uma curva, não precisa de nada disso. O fato é que algumas coisas são muito mais fáceis de fazer usando-se curvas e depois você pode transformar uma Bezier Curve em Mesh usando ALT + C, se achar que tem necessidade (O mesh convertido a partir de uma Bezier Curve PODE ficar poluído demais).

Para mim, o ponto chave foi voltar a estudar coisas básicas do Blender, que eu havia deixado de lado por causa da necessidade de fazer outras coisas.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails