domingo, 11 de abril de 2010

Marcando a Textura para o Carro da Red Bull no Blender

Antes eu tinha mostrado meu carro modelado e com 2 cores, aí, depois disso eu resolvi fazer a marcação da textura (Mark Seam) e então fiquei com os 3 materiais. Apenas um deles terá textura. Eu fiz o carro com duas cores para poder visualizar a separação das cores mais ou menos. Depois parti para esse ponto abaixo.



Repare a imagem de cima, a metade esquerda (ponto de vista do piloto) do carro está valendo, a outra metade está espelhada (Mirror Modifier) porque assim eu só preciso fazer as coisas de um dos lados. As partes em cinza são as que terão textura como as partes do carro original. As outras partes ficarão somente com cores.

Reparem na marcação do SEAM, antes eu marcava o carro todo e selecionava tudo para abir o mapa. Agora não. Eu só vou selecionar o que está em cinza e vou colocar em um material separado. Então eu vou ter 3 materiais e um deles terá textura. Na hora de dar UNWRAP no UVMap eu só vou seleciona o material da textura. Ficou claro?

Fazendo assim eu fico com partes menores para arrumar no mapa 2D. Agora eu vou aplicar o Mirror para fazer um mesh completo e vou abrir a textura do mesh inteiro. Não vou usar reflexão porque algumas partes não podem ter a textura espelhada.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails