sábado, 20 de fevereiro de 2010

Melhorando o UVMap no Blender

Uma coisa eu posso dizer com certeza, a forma como você marca os SEAMs para abrir o UVMap faz muita diferença depois, quando você está pintando o mapa. Eu que o diga. Vou colocar duas imagens. Q primeira é do UVMap do capacete Barrichello, da forma como eu marquei os SEAMs em 2009.


Dá para entender qual pedaço é qual parte do capacete? Fica difícil né? Mas esse UVMap tem 5 pedaços que eu sempre vou ter que me preocupar em conectá-los. As linhas que saem de um pedaço precisam se encontrar corretamente com as linhas que saem do outro. Nossa, isso da um trabalho enorme. No mapa de cima eu tenho 5 partes para juntar e todas elas possuem detalhes em quase todos os capacetes da Fórmula 1

Então, resolvi mudar e na Versão 6 dos bonecos do FAnimation eu fiz um mapa novo, porque eu ia morrer se tivesse que desenhar o capacete do Hulkenberg no mapa de cima. Veja como ficou o mapa de baixo.

Reparem que eu tenho dois quadrados pretos no alto. Esses quadrados são de partes que serão de uma cor só em todos os capacetes. Para pintar de verdade, fiquei apenas com dois pedaços e essas partes costumam ser bem fáceis de juntar a pintura. No alto (a esquerda), o topo do capacete e em baixo, a máscara e os lados do capacete em uma parte só.

Não sei se dá para entender o que eu estou querendo dizer, mas reparem que neste último mapa eu tenho poucas partes com a pintura saindo da linha referencia da minha malha (MESH). Enquanto no primeiro mapa, eu tenho mais pinturas saindo da linha de referência. Quanto menos coisa para se preocupar em juntar, melhor. Imaginem se eu tivesse que juntar esses degr

Embora o segundo capatece (Hulkenberg) seja mais difícil de fazer, o primeiro (Barrichello) me deu MUITO mais trabalho.

Para facilitar, eu ainda poderia usar o Mirror Modfier na malha e o Mirror no mapa, mas isso iria dificultar os detalhes em alguns capacetes (Jenson Button por exemplo), e se eu quiser colocar imagens de patrocinadores, não poderia, porque ficaria espelhado em um dos lados.

A idéia dessa mapa é que ele me sirva bem para qualquer capacete que eu precise fazer. Não quero ter que ficar refazendo os mapas como eu faço para cada carro.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails