terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

FAnimation 002 - O Lançamento da Ferrari FAN10

Ufa, finalmente consegui. Foram 2 semanas trabalhando nos carros de Ferrari e Williams. Gastei um tempinho de modelagem e um tempão nas texturas. Gastei mais uma semana melhorando os bonecos do FAnimation para a versão 6. E mais duas semanas fazendo a animação em si. Ou seja, a brincadeira levou mais de um mês e o resultado são 50 segundos de animação.



Essa animação foi muito mais difícil do que a primeira. Trabalhei com spots fazendo a função de spots ao invés de fazerem função de Lamp e tive que animar inclusive as energias da iluminação que começa fraca e vai aumentando. Fiz a caminhada do Alonso usando um walk cicle e colocando ele para se repetir diversas vezes no NLA editor.

As texturas dos carros são muito difíceis de fazer, muito pior que os capacetes e roupas porque são grandes demais. Misturei partes com texturas e partes com materiais pintados. Achei que ficou bom.

Os problemas não pararam por ai, fazer o troféu e o Schumacher sairem voando não foi fácil, mas eu aprendi como devo fazer da próxima vez para ficar melhor e mais rápido.

O tempo de subida deve ter o mesmo tempo da descida (física pura) e se você quiser, pode usar a Fórmula h = 1/2gt(ao quadrado) onde g é a gravidade e h fica em Blender Units. Assim dá para calcular o tempo de voo direitinho. Ficaria bem real, mas eu não fiz isso.

No hora de fazer os lançamentos, eu sugiro colocar um frame no início e outro no fim. Em seguida renderize tudo para ver se a velocidade de deslocamento agrada, depois você cuida da curvatura do movimento e da rotação.

Eu também dividi a animação em 5 partes porque tinham alguns quadros que levavam mais ou menos 2 minutos para renderizar. Isso mesmo, 2 minutos por frame. Essa divisão deixou alguns bugs na animação (passagem do 1º para o 2º e do 2º para o 3º) porque eu não tomei os devidos cuidados, mas no final eu aprendi a fazer direitinho.

A parte mais difícil foi fazer o Felipe Massa se levantar depois que ele caiu no chão. Nossa, deu trabalho para fazer isso e ficou bem horrível. Como estava no final da animação e ele faz isso no canto da tela, eu não me preocupei muito com detalhes.

No final, gostei do resultado. E vocês? O que acharam?

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails