quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fazendo Melhor Vendo Os Outros

Depois de um tempo estudando Blender através de tutoriais escritos, as veezs você ainda não consegue fazer nada de muito útil e é sobre isso que quero falar.

Aprender os recursos que o Blender possui não é difícil, mas aprender a usar os recursos de forma eficiente é diferente. E a melhor forma de aprender isso é vendo outras pessoas fazerem. Depois de assitir a vários tutoriais eu percebi que as técnicas de MODELAGEM se concentram nos recursos básicos. Os caras fazem miséria com as coisas mais básicas do mundo e porque você não?

Porque eles possuem técnicas que você não conhece. E é assistindo os outros fazendo que se aprender a fazer direito e mais rápido. Tudo fica muito mais fácil depois disso. Eu mesmo fiz os bonecos do FAnimation que são bem simples e toscos. Depois comecei a fazer o tutorial do Jhonny Blender no You Tube. Quando voltei para mexer nos meus bonecos vi como tinha feito cagada. Arrumei algumas coisas e fiz uma nova versão dos meus personagens.

O detalhe é que eu só tinha feito dois tutoriais do Jhonny Blender, nada mais. São mais de 20 para completar o boneco. Com 2 vídeos a minha técnica melhorou muito. Ainda faltam 20 e tantos.

Não me entenda mal, você pode aprender sozinho, mas vai levar mais tempo e talvez você nunca tenha uma idéia que outra pessoa já teve e é boa.


Meu conselho é: sempre que puder, assista outras pessoas fazendo algo que você quer fazer, mesmo que você já saiba como fazer, porque a técnica do cara vale ouro e não está em nenhum tutorial escrito.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails