terça-feira, 17 de novembro de 2009

FAnimation 001 - O Cemitério da Fórmula 1 2009 (Minha Primeira Animação no Blender)

Estou muito feliz porque consegui fazer a minha primeira animação no Blender. Em estilo cartoon 3D o FAnimation finalmente foi ao ar e deu bastante trabalho. São apenas 30 segundos de vídeo, mas que me tomaram 3 semanas de dedicação nas horas vagas e não vagas também. Essas semanas foram gastas só neste cenário e nas roupas destes bonecos, mas tem muito mais coisa envolvida.

Foram 8 meses de estudos lentos para aprender a mexer no Blender. Quem vem aqui sempre, sabe como foi. Deve ter acompanhado o carro 3D que eu desenhei, baseado no modelo da Brawn. Depois tive que aprender a fazer os olhos que vocês podem ver dentro do capacete dos bonecos e em seguida vieram os bonecos zoiudos e cabeçudos que mais parecem astronautas.

Depois, fiz algumas charges estáticas para me acostumar com a coisa e finalmente terminei com uma animação de verdade. Foi suado, foi duro, foram horas e horas, mas valeu cada minuto de esforço. Porque é um sonho de muito tempo e eu finalmente consegui realizar.

Alguns dizem que o caminho para o sonho é o melhor. Esse caminho é bom, mas não é tão bom quanto ver o seu sonho realizado e viver este momento. A partir de agora, estou vivendo mais um sonho da minha vida.

Em muitos momentos eu deixei de lado um pouco da vida, um pouco do trabalho, um pouco do site. As vezes não soube equilibrar as coisas e perdi outros momentos, mas a vida é assim. É dessa forma que aprendemos e estou orgulhoso do meu trabalho. Ficava rindo sozinho enquanto fazia a animação e minha esposa tinha que aturar tudo isso. E eu sei que não foi fácil, mas ela me apoiou mesmo assim. Ela também gostou do resultado final, além de ter me ajudado com a música. Espero que vocês também gostem. Quanto a entender a charge, essa eu deixo para o pessoal que acompanhou a temporada 2009 de Fórmula 1.

A coisa não vai parar por aqui. Ano que vem tem mais e eu espero poder fazer várias animações e charges durante o ano. De forma bem mais rápida, é claro. Com os bonecos prontos fica bem mais simples e ágil. Também tenho outros projetos maravilhosos em mente e espero colocá-los em prática, mas não aqui neste site.

Antes de mais nada, já agradeço a cada um que leu até aqui ou que clicou na animação para ver o meu trabalho. Se ficou ruim, pode dar sua opinião e eu prometo que vou ler e tentar melhorar. Se gostou, poxa, melhor ainda. Comente, como sempre, é importante.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails