quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Modelando Pernas para Faze-las Andar no Blender

Eu estava com algumas dificuldades para animar os bonecos de Button e Barrichello no Blender. Meu RIG não estava bom, principalmente nas pernas. Então, fui atrás de alguns tutoriais. Ai estão eles, em inglês, como sempre. Mas um dia eu farei os meus em português para ajudar os brasileiros.

Também percebi que tem gente entrando no blog procurando por como fazer um boneco caminhar no Blender. Bom, esses tutoriais são um bom início para isso.

A primeira parte é ridículamente simples. Ele apenas faz uma perna tosca com algo que parece um sapato. Para quem sabe muito pouco, ele mostra como usar alguns modifiers, como Mirror e Subsurf. Alias, ele usa dois subsurfaces ao mesmo tempo. Essa eu não tinha visto ainda.



Na parte dois tem uma dica interessante para fazer merge de vértices e ele começa o RIG colocando a "armadura" (Armature). E o mais interessante é que ele utilizou a opção de mirror nos ossos da perna, coisa que eu não tinha feito em meus modelos. Ai vai uma dica. Se você não sabe usar uma opção de mirror. Não faça mais nada, pesquise antes para ver como se faz. E depois retome o que estava fazendo



A terceira parte é a respeito de como fazer seu Mesh ser deformado por sua Armature. Faz-se isso utilizando o Weight Paint Mode. O exemplo no terceiro vídeo é pequeno, mas é bom que se veja como renomear seus ossos para que a coisa não fique uma tremenda confusão. Isso é muito importante.



No quarto vídeo o cara demonstra como utilizar o Weight Paint Mode mais a fundo e usa a opção de mirror, o que é sempre uma mão na roda.



Da parte cinco em diante é a respeito de IK e outras melhorias para o RIG. IK significa cinemática inversa. Mas o que é isso? O a cinematica normal (forward) acontece quando você mexe no osso pai e o filho vai junto, seguindo a hierarquia. Mas quando ela está invertida, você mexe em um osso na ponta e tudo que está ligado a ele se move também. Isso facilita as coisas para o animador.





Infelizmente, ficou faltando um pedacinho que evitaria o esticamento da perna. É uma pena que ele não tenha colocado, mas tem no DVD do The Man Candy FAQ. Alias, no DVD tem tudo que tem nestes tutoriais e muito mais. Ainda não ví o DVD todo porque é um pouco avançado para mim e não tiro tanto proveito assim.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails