sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Modelagem de um Carro de Fórmula 1 no Blender Parte 12 - Baixe o Modelo

Finalmente o carro ficou pronto. Ou quase isso. Digamos que faltam apenas os detalhes, mas a parte básica do carro da Brawn GP no Blender já está ok.


Demorou mais acabou. Nessa última etapa eu retirei quase todos os triângulos que consegui, ou os coloquei em locais onde não causariam problemas para mim. Apliquei o Mirror Modifier em meu Mesh e graças a ele a coisa andou muito mais rápida.

Se você pretende fazer algo simétrico, use o Mirror Modfier. É um modificador como qualquer outro, mas ele faz a parte simétrica para você. Eu comecei o carro sem este recurso e foi bastante complicado. Eu deveria ter procurado no Google para saber como usá-lo desde o início, mas eu nem sabia que era um modificador. O ganho em sua utilização é enorme.

Depois de aplicar o espelho e retirar os quadrados, foi a vez de colocar subsurface. Em alguns EDGES eu tive que aplicar Crease Edges (Shift + EKEY). O que ele faz é regular o funcionamento do subsurface na aresta em que é aplicado. Ajuda muito em um carro de Fórmula 1 porque existem partes que não devem ser curvas, as asas por exemplo.

A asa traseira foi a parte mais chata com o subsurface. Eu apliquei e fui arrumando as arestas que deveriam ficar retas. Eu deveria ter feito o contrário. Deveria ter aplicado Crease Edges +1 na asa toda e retirado só nos locais onde eu queria que ficasse em curva. Estúpidez minha, não?


Coloquei os pneus também, que eu mesmo fiz. Esses foram bem fáceis, mas usei os modificadores Mirror, Bevel e Subsurf nessa ordem. A ordem deles faz diferença e muita.

Ainda faltam alguns detalhes: espelho retrovisor, assoalho do carro, uma asa perto da entrada de ar ao lado do cockpit. Faltam alguns detalhes na asa traseira e no difusor, mas isso vai ficar para depois. É claro que ainda preciso pintar o carro né?

Estou muito satisfeito com o resultado. Quando eu comecei, não sabia absolutamente nada. Nem acreditei quando ficou pronto. Fala a verdade, tá bonito para um primeiro modelo. É ou não é?

Abaixo, a versão em modo 3D View para que vocês possam ver o Mesh. Reparem que agora, quando eu entro em Edit Mode (TABKEY), só metade do carro fica editável, porque a outra metade é simétrica.

Reparem como o modelo ficou infitamente mais limpo e muito, muito mais fácil de trabalhar. De um fim nos triângulos. Eles dificultam muito o uso de Loop Cut e outras coisitas mais.


Quem quiser pode baixar a versão 0.5 deste modelo no Blender

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails