segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Video Tutorial - Modelando uma Nave Espacial no Blender em Português

Bom gente, um colega me passou esse tutorial e eu estou divulgando aqui. O nome do autor é Ronaldo (kurtphpr). Ele mostra como fazer uma nave espacial no Blender.

O primeiro vídeo usa uma imagem como referência e mostra como usar o Mirror Modifier para modelagem simétricas. Essa primeira parte é bem básica e pode te poupar muito trabalho.


O segundo tutorial aprofunda um pouquinho no modelo e mostra uma técnica para você retirar os arredondtamentos feitos pelo subsurface, além de usar Crase Edges. Ele coloco uns loop cuts e aproxima da borda, o que é bem interessante porque você ganha bastante controle das bordas e não precisa usar bevel. Talvez seja melhor fazer assim do que usar Crease Edges. Só que isso aumenta o numero de vértices e faces.


Na terceira parte ele começa a fazer os detalhes. Levanta o canhão e o cockpit da nave. Faz o propulsor. É bastante interessante. O legal desses tutoriais é que você aprende a técnica dos outros e isso é o melhor de tudo.


Na quarta parte os detalhes aumentam. Prestem atenção quando ele utiliza o Scale Tool mas usa como referência o cursor, ao invés do ponto médio de todos os pontos. Isso é bastante útil. O chato é que a tela fica vermelha e preta as vezes. Não sei se é erro de gravação ou alguma configuração do Blender. No final também tem um efeito bem legal que ele faz.


A quinta parte do tutorial não traz nenhuma novidade, mas podemos ver ele repetindo algumas coisas que usou antes


Na última parte ele dá apenas uns retoques finais e ajusta algumas coisas.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails