sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Meu Segundo Olho no Blender - Textura Procedural

Qual é a diferença deste olho para o outro olho que eu havia feito? O outro olho usa uma imagem como textura e esse olho não. Essa versão é feita com textura procedural, configurada no Blender e tem um pdf disponível bem aqui. Esse me pareceu mais bonito também.

E qual a vantagem? Bom, não tem imagem para você guardar junto com o arquibo .blend e você tem maior flexibilidade para deformar o olho caso queira, ou trocar as cores.

Eu só fiz uma mudança em relação ao tutorial: Tirei a transparência da parte preta. O autor imaginou esse olho bem flexível e com possibilidade de se tornar até um olho de gato e em um olho de gato, a luz entra e reflete lá no fundo, mas eu não gostei do efeito final e mudei.

Só um detalhe: Eu estou começando a melhorar no Blender, apesar de ainda ser novato, e tive dificuldade com algumas coisas no tutorial. As vezes o autor assume que você conhece a ferramenta por completo. O que não é o meu caso. Tive que pesquisar algumas coisas na Internet para chegar até aqui.

Veja o resultado de como fica o olho em animação, pelo menos na versão do cara, porque na minha versão não fica tão bom assim. Ainda precisa de uns bons ajustes.



Eu também achei este tutorial em inglês mostrando como fazer um olho. Atenção, o vídeo é apenas a versão porca do tutorial em
PDF

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails