quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Meu 1º RIG, Um Piloto de Fórmula 1 no Blender

Pois é, eu tenho a intenção de criar umas animações de Fórmula 1 no Blender. Um estilo cartoon 3D e desenvolvi meu primeiro boneco. Abaixo, um piloto de Fórmula 1 que mais parece um astronauta.

Com o boneco eu também desenvolvi meu primeiro RIG, algo bem simples que necessita de ajustes, muitos ajustes. O meu problema maior está na deformação dos braços. Eu acho que preciso usar um Latice Modifier, mas eu não sei usar isso direito, apesar de ter visto um cara usar em um tutorial simpleszinho no DVD The Man Candy FAQ. Pelo menos eu consegui fazer essa pose. Ta certo que as deformações do braço estão ruins, mas é alguma coisa. Abaixo, uma imagem do boneco com o RIG.

Gastei horas e horas no Weight Paint Mode para fazer a roupa deformar com o RIG. Aquilo cosumiu 2/3 do tempo total para fazer tudo até agora e mesmo assim, não ficou bom.

Ah, eu também aprendi a usar o Mirror Modfier, acredite, é possível fazer edições simétricas e o boneco foi todo feito assim. Você adiciona da mesma forma que adiciona um Subsurf Modifier. E depois escolhe em qual eixo será o espelho.

Pena que eu não descobri como fazer o RIG espelhado ainda. Talvez tenha um um modificador também. Vou ver isso depois.

Ainda falta colocar os olhos no boneco, que vão ficar dentro do capacete, já que a viseira é transparente e depois é partir para mapeamentos de textura para a roupa e capatece.

Qual piloto eu faço primeiro? Aceito sugestões. Essa é a versão 0.1 e não vou postar o modelo em lugar nenhum.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails