quinta-feira, 30 de julho de 2009

Modelagem de um Carro de Fórmula 1 no Blender Parte 8

Depois de um tempo sem mexer no bico porque eu não sabia direito como ia fazer as coisas, lá fui eu tentar alguns truques. Nessa época eu tava começando a pegar tutoriais mais interessantes. Lembram do post número 5? Pois é, o bico era um plano com algumas extrusões, mas tudo continuava muito quadrado. Vejam a foto abaixo.


Depois foi só sofrimento para fazer as curvas, muito mais do que aparenta. Foi nesse ponto que eu comecei a ficar mais rápido no Blender. As teclas de atalho começaram a ocupar minha memória. O stress foi porque eu tive que fazer a diferença de nível que está indicada na seta da figura e a fomra como eu fiz não foi das melhores.


Eu cortei a/o mesh onde tem as linhas vermelhas(figura), levantei a parte do meio e tive que reconectar os vértices da separação. Isso não foi muito esperto. Eu poderia ter selecionado as faces e levantado tudo. No local onde eu fiz os cortes, era só dividir em dois com um loop cut e colocar os edges alinhados no eixo z com a distância do desnível. Bom, pelo menos funcionou.

Errar não é a única forma de aprender, mas com ela você aprende com certeza. A imagem do resultado parcial do bico tá ai em cima e se você clicar, verá ampliado.

PS: Estou tentando igualar os posts desse blog com os pots do F1 Sem Dó, meu blog de F1, onde eu comecei a postar a modelagem sem entrar em detalhes. Mas as vezes eu não aguento ficar muito tempo sem modelar o carro e acabo fazendo mais coisas. Lá, está no post 11.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails