sexta-feira, 3 de julho de 2009

DVD Tutorial: Animação de Personagens no Blender

Recentemente eu assisti a este DVD: Blender Training 3: Character Animation e agora resolvi falar o que eu achei.

Resumindo: Eu me empolguei porque vi como é fácil.

Não estou menospresando o trabalho de ninguém, mas mexer com Blender é muito mais fácil do que eu imaginava, mesmo já mexendo a um tempo. E ao ver William Reynish trabalhando e narrando as coisas, tudo ficou mais fácil ainda.

O autor do tutorial não explica as coisas tão detalhadamente como eu gostaria que fosse, mas explica suficientemente bem para você entender. As vezes que eu não entendi, parei, vi novamente o capítulo e captei a mensgem. Com um pouco de esforço você consegue, mesmo que esteja mexendo no Blender a pouco tempo.

Mas o ponto forte do material não são os datalhes da ferramenta, mas os conceitos de animação que são passados. O cara ensina os processos, comenta como você deve fazer algumas coisas chaves, como planejar sua animação. Ele realmente passa parte da experiência profissional dele. E de sobra, o DVD ainda vem com alguns personagens gratuitos para vocês usar em qualque animação que queira. Entre eles, toda a galera do Big Buck Bunny.

Eu gostei muito e o próximo DVD que vou assistir é o The Man Candy FAQ. Esse é o primeiro que foi lançado e eu deveria ter começado por ele.

Os pontos negativos do tutorial são: Não roda no firefox, só no IE. Isso me deixou irritado. E é em inglês. Eu tem um bom dominio da lingua, então foi tranquilo, mas para quem não tem, é melhor estudar. Animação e falta de conhecimento em inglês são coisas que não combinam.

No DVD você aprende técnicas de animação para qualquer software 3D e muitas técnicas e idéias. Aprende a manipular um RIG(esqueleto do boneco), entende como colocá-lo em seus próprios bonecos e umas coisas mais. São muitos conceitos importantes, vale a pena.

Para você entender do que eu estou falando, veja as amostras grátis:

Teaser do DVD


        Tutorial do Biped RIG

    Tutorial de Workflow

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails