domingo, 14 de junho de 2009

Modelando Um Carro de Fórmula 1 - Parte 1

Infelizmente, eu só tive a idéia de fazer um tutorial explicando como eu modelei um carro de Fórmula 1 quando já tinha bastante coisa feita, mas eu tirei algumas fotos ao longo do processo, então, vou tentar explicar um pouco de como eu fiz. Isso não é um tutorial passo a passo de como modelar um carro de Fórmula 1 no Blender. É um relato do que eu fiz.

Eu era bem iniciante (noob) e na verdade, ainda sou. Então, não utilizei nenhuma técnica em especial. Fui na força bruta mesmo. Isso me custou muito tempo, mas me ajudou a aprender.

Essa foi a primeira imagem que eu tirei do meu modelo.



O que eu fiz foi o seguinte: Eu comecei com dois cubos. SPACE -> ADD -> MESH -> CUBE. Aquele cubo basicão mesmo. Fui esticando o cubo e subdividindo ele em vários pedaços (WKEY -> Subdivide). Ficou algo mais ou menos assim:


Não há nada de difícil nisso. Depois, continuei esticando ou encolhendo as partes certas até chegar ao formato que eu queria. A asa dianteira do carro (abaixo do bico) também veio de um cubo que foi achatado. Pelo menos até esse ponto. Depois eu mudei. Então, tudo começou com dois cubos.
Depois eu fiz um buraco para o cockpit e levantei uma parte desse cubo que você está vendo acima.

Hoje eu faria diferente. Teria feito um terceiro cubo só para o cockpit do carro e a entrada de ar para o motor. Porque? Porque a quatidade de subdivisões na parte do cockipt é muito maior que no resto do carro. Isso me deu uma dor de cabeça infernal. Olhando agora, não parece que as linhas são tão diferentes, mas vocês vão ver nos próximos posts.

Claro que muito se deve a minha falta de experiência. Abaixo, uma imagem mostrando mais ou menos como eu acho que deveria ter feito.


O Cubo 3 da figura também poderia ser uma extrusão de uma parte do cubo dois, mas ainda teríamos os problemas das subdivisões. Quando fiz, eu simplesmente peguei um vértice e puxei para cima. Acho que foi a pior decisão nesse caso.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails