quarta-feira, 17 de junho de 2009

Modelando Um Carro de Fórmula 1 no Blender - Parte 3

No terceiro registro da minha modelagem do carro da Brawn, não mudou muita coisa. Eu apenas gastei um tempinho fazendo a asa traseira e foi mil vezes mais fácil do que eu esperava.

Na parte 2 da modelagem eu coloquei uma imagem já com parte da asa. Um cubo sem algumas faces. O que eu fiz foi basicamente isso: Criei um cubo e usei a SCALE TOOL para redimensionar ele em diferentes dimensões. Depois, selecionei tudo com AKEY e subdividi várias vezes (WKEY -> subdivide). O resultado é este abaixo.


Depois disso, apaguei as faces que eu não queria mais utilizar. Para isso, usei o ferramenta de seleção de faces, que facilita bastante. Eu cheguei a algo parecido com isso:


Até aqui, eu não sabia como fazer as coisas. Ai, olhei a foto do carro da Brawn e decidir apagar a face de cima da minha asa também. Após apagar. Comecei a selecionar um EDGE (aresta) de cada lado e a uni-los para criar uma nova face. Para isso, basta selecionar os dois lados e usar FKEY. No parte de trás da asa do carro. Mais no alto, eu fiz diferente. Ao invés de usar a seleção de EDGE, eu usei a seleção de vertices para criar uma face na diagonal. Ficou assim.


E depois? Bom, ai eu seleciono os vértices equivalentes da direita e da esquerda vou puxando para cima e para baixo. Para trás e para frente. Até chegar ao formato que eu quero. Coloquei a asa em edit mode para vocês verem para onde cada vértice se moveu. Abaixo, a figura:


Talvez eu tenha tirado mais algumas faces. Eu não lembro. Tentei reproduzir mais ou menos como eu fiz. Essas imagens acima, eu fiz agora, só para dar uma idéia. Quando eu fiz a primeira vez, demorei pelo menos 10x mais tempo para fazer algo tão simples. Então, o carro ficou dessa forma.


A modelagem do carro continua sendo feita. Ainda tenho uns 4 posts até chegar onde estou no momento. Nem sempre eu trabalho nesse carro, afinal, existem muitos tutoriais a serem feitos. Espero começar a postar vídeos tutoriais meus em breve.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails