quinta-feira, 11 de junho de 2009

Diferentes Versões do Blender, Algumas Coisas Mudam

Quando você vai começar a mexer com Blender, tem algumas coisas que você precisa saber. Uma delas é a grande quantidade de versões que são lançadas. A minha, no momento é a 2.47.

Isso se deve ao fato de ser um software livre. Eles não precisam esperar para lançar uma versão que as pessoas queiram comprar. Pequenas melhorias podem ser lançadas, só que as melhorias vem acompanhadas de pequenas mudanças. Essas mudanças também acontecem de um sistema operacional para outro.

Vou dar alguns exemplos básicos de problemas que eu passei:

Eu gosto muito de rotacionar a tela usando CTRL + RMB e movendo o mouse. Só que isso não funcionava no linux em modo janela, porque você acabava movendo a janela, mas quando eu usava o modo Fullscreen ficava legal. Atualizei meu Ubuntu da versão 8 para a 9 e pronto. Agora não consigo mais usar minha forma de rotacionar a tela. Preciso usar o botão do meio do mouse(MMB) para fazer isso. É ruim demais. Eu simplesmente não me adapto porque causa do Scroll. Destesto apertar aquilo.

Outra coisa que aconteceu comigo foi quando estava seguindo um tutorial do Blender Wiki Book que ensinava a modelar um lobo com imagens de referência. Eu fiz exatamente como o tutorial mandou e só percebi o problema depois que tinha começado a fazer meu lobo. Os eixos da minha versão do Blender não tinham exatamente a mesma orientação que os eixos da pessoa que fez o tutorial. As views não eram idênticas. Então, tive que rotacionar algumas fotos para tudo ficar direitinho.

Muitas vezes, os nomes dos paineis também mudam. Um dos paineis, chamado Mesh Tools More, a pouco tempo atrás, tinha um outro nome. Acho que era Mesh Tools 1 ou algo parecido. Mas o legal do Blender é que sempre tem um monte de formas de se fazer a mesma coisa e tem um monte de material na Internet para se consultar em caso de dúvidas.

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails