quarta-feira, 3 de junho de 2009

Começando com o Blender

Para quem quer aprender Blender e não sabe por onde começar, aqui estão os primeiros passos. Começando por este vídeo tutorial que pode ser baixado diretamente do site oficial em maior resolução.

Eu comecei a mexer com o Blender a muito pouco tempo e no início eu achava o Maya mais fácil, já que comecei a estudar por ele. Parecia ser mais intuitivo e realmente era, pelo menos no início.

Tudo que eu fazia no Maya, eu esquecia muita coisa pouco tempo depois e no Blender não aconteceu isso. Depois que você se acostuma com a interface, a coisa se torna bem agradável e mais intuitiva.

Tudo começou quando eu fui em uma palestra e conheci tudo que o Blender era capaz de fazer. Decidi começar a estudar, mesmo porque, alguns mil dolares de licença podem me fazer mudar de idéia. Eu também não sabia usar o Maya, estava aprendendo.

Se você quer aprender a mexer com este software gratúito. Comece do início, com tutoriais simples, que te ensinam o básico. A coisa parece uma nave espacial a primeira vista. É difícil até de mover o cubo padrão de um lugar para o outro.

Primeiro, veja este vídeo em inglês, que te ensina a mexer com a interface da ferramenta. Isso é muito importante. Se quiser, aqui está o link para uma versão com maior resolução.



http://www.ibiblio.org/bvidtute/contrib/interface.avi
Peguei este vídeo no site oficial do Blender

Depois tem o Blender Wiki Book. É simplesmente ótimo. Os tutoriais, em sua maioria, são bem didáticos e repetem os mesmos passos diversas vezes. As coisas seguem uma ordem de aprendizado. Quando você menos espera, já está fazendo altas coisinhas.

Você pode gerar um PDF se quiser e imprimir. Quando estou no windows eu faço isso. Quando estou no linux, uso outra tática. Coloco o Blender em uma espaço e o tutorial no espaço de tela do lado. Eu vou e volto pelo teclado, ctrl + alt + seta para o lado. É ótimo.

O tutorial em inglês me pareceu mais bem feito, melhor explicado. Eu uso ele.
http://en.wikibooks.org/wiki/Blender_3D:_Noob_to_Pro

Quem tem dificuldade com a língua inglesa pode usar o tutorial em português:
http://pt.wikibooks.org/wiki/Blender_3D:_Noob_to_Pro

Outros posts do Fábrica 3D

Related Posts with Thumbnails